Embrapa gado de Leite apresenta Plano Pecuário Nacional

Na primeira reunião do ano da Câmara Setorial do Leite, o chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, apresentou a proposta da instituição para o Plano Pecuário Nacional 2012/2013. A proposta foi demandada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no ano passado às duas unidades da Embrapa que trabalham com pecuária (Gado de Leite e Gado de Corte).

A proposta da Embrapa Gado de Leite faz uma reflexão do setor, que apresenta 931 mil propriedades que produzem e comercializam leite, distribuídas em todo o território nacional e é uma das atividades agrícolas que mais contribuem para empregar mão-de-obra no meio rural.

Segundo Vilela, o setor enfrenta grandes desafios ambientais, econômicos e sociais. “A capacitação e qualificação da mão-de-obra, além da incorporação de novas tecnologias para a produção de leite de qualidade, com custos de produção compatíveis com a atividade, são alguns destes desafios”

Do ponto de vista ambiental, a atividade leiteira precisa se inserir no contexto da produção agrícola e pecuária de baixo carbono. “Temos, no entanto que conhecer o real impacto da atividade no aquecimento global e nossos pesquisadores estão focados neste desafio”, afirma Vilela.

Programas nacionais – A proposta da Embrapa sugere a criação de sete grandes programas nacionais que seriam a base do novo Plano Pecuário do Ministério:

- Qualidade e segurança do leite e derivados;
- Qualidade das pastagens;
- Qualidade genética animal;
- Saúde animal;
- Bioenergética e sustentabilidade dos sistemas de produção;
- Formação e qualificação profissional;
- Incentivo à exportação.

Informações Embrapa Gado de Leite

About these ads

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s